DIFERENÇAS ENTRE O PROCESSAMENTO DA AVEIA E DA SOJA

O Farelo de aveia deve ser consumido em todas as fases e não pode ser substituído por nenhum outro farelo.
Lembramos que aveia em flocos, farinha de aveia ou a aveia em sí, não podem ser consumidas.
Em poucas palavras, o farelo de aveia (oat bran) é uma parte essencial da dieta Dukan porque torna mais fácil de segui-la, promovendo maior saciedade e ajudando na eliminação de gorduras.

O farelo de aveia (Oat Bran) contém proteína e carboidratos mas é liberado e recomendado em todas as fases.

Fase de Ataque - 1,5 colher de sopa / dia
Fase de Cruzeiro - 2 colheres de sopa / dia
Fase de Consolidação – 2,5 colheres de sopa / dia
Fase de Estabilização - 3 colheres de sopa / dia




Variedades da aveia

Flocos:
o grão é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo: esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. E Ideal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia.



Farinha: obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.

Porção ideal

Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, 3 colheres de sopa.


Na dukan somente o farelo.

FASE ATAQUE 1,5 COLHER DE SOPA

DIFERENÇAS DA SOJA


Conheça na lista abaixo os principais derivados da soja:

- Óleo de Soja: é um dos tipos de óleo mais consumido no mundo.

- Farelo de Soja (resíduo proveniente da extração do óleo): pode ser utilizado como alimento para animais, visto que contém de 40 a 55 % de proteína.

- Farinha de Soja: pode ser usada na indústria alimentícia para enriquecer pão, biscoito, macarrão, produtos infantis, misturas para sopas.

- Concentrado e isolados protéicos de soja: são mais caros que a farinha e sua aplicação restringe-se aos produtos ela não pode ser empregada.

- Proteína texturizada de soja (PTS): pode ser obtida por "extrusão" e por "fiação". No primeiro caso, a PTS apresenta teores mais baixos de proteínas sendo utilizadas no preparo de hambúrgueres, bolinhos de carne e outros produtos cárneos
No segundo tipo, ela apresenta elevado teor de proteína e é utilizada na fabricação de produtos semelhantes à carne (bife), presunto, entre outros, devido à sua estrutura fibrosa mais definida.

- Extrato protéico de soja (leite de soja): é um alimento que possui a aparência muito semelhante ao leite de vaca. Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Em geral, são aromatizados.

- Queijo de soja (tofu): elaborado a partir do leite de soja apresenta cerca de 135 calorias em 100 g e cerca de 12,5 g de proteína.

Missô (pasta de soja) e shoyu (molho de soja): basicamente são usados como temperos na culinária oriental

- Soja torrada: possui a aparência de um amendoim torrado e pode ser consumida como tal.

O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos da soja.
Ele é produzido misturando os grãos secos de soja com água e depois triturando-os. O leite de soja pode ser feito em casa com um aparelho conhecido como vaca mecânica.

AGORA A PIS:

Proteína Isolada de Soja X Fibra de soja

                           

    



A Proteína Isolada de Soja (PIS) é parecida com uma farinha bem fina e amarelinha e com cerca de 90% de teor de proteína pura derivada da soja em grão, é pobre em fibras e em carboidratos. Tem seu uso liberado na dieta dukan em todas as fases.

A fibra de soja é o farelo do grão de soja, moído e torrado, pobre em carboidratos, possui cerca de 35% de proteínas e, conforme o próprio nome diz, um teor aproximado de 40 a 45% de fibras.

Ambas podem ser usadas no preparo de pães, bolos, panquecas, empadões, juntamente ou separadamente do farelo de aveia e farelo de trigo.


FARINHA DE GLÚTEN

Única farinha autorizada na Dieta, mas só podemos usar 100 gramas 3 vezes por semana, não pode consumir todos os dias, tem que ser em dias alternados.
Farinha de glúten
Eu gosto de comprar da Macrozen, pois sempre dá certo minhas receitas.


Glúten Puro

Se sua massa ficou como na foto, com certeza não comprou farinha de glúten e sim o glúten puro que serve para fazer o Seitan ,carne de glúten ou simplesmente glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, ou ainda carne vegetal, como também é conhecido, é muito utilizado na culinária vegetariana e é um ótimo substituto da carne, pelo aspecto,textura e sabor semelhantes. Pode ser grelhado, cozido, empanado, assado, ou usado como recheio de tortas, lasanhas, empadas, etc.

É um alimento rico em proteínas e pobre em gorduras. Cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades protéicas diárias. 

O que usamos para fazer as massas tem que ser farinha de glúten.


Beijos da Lú.

Promoção de novas formas na Loja Dukan.


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