RECEITAS DELICIOSAS DUKAN

Rocambole de carne


Rocambole de carneA versatilidade da receita de hoje é que faz toda a diferença. Com os mesmos ingredientes você pode fazer um quibe ou rocambole de carne. Eu amo preparar o rocambole e alternar os recheios, e como quibe, fica uma opção prática que você pode incluir numa salada ou comer com o molho de coalhada seca. Esta receita leva farelo de aveia e farelo de trigo e, por isso, está carregada de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, e muitos minerais como zinco, potássio e magnésio entre outros. Mude seu cardápio e use a carne moída de um jeito diferente, como quibe ou rocambole de carne!

Ingredientes:

alt2 col. (sopa) de farelo de trigo
alt600 gr de carne moída
alt3 col. (sopa) de farelo de aveia
alt1 e 1/2 col. (sopa) de requeijão zero
alt1 cebola pequena picada
alt2 dentes de alho
alt2 col. (sopa) de hortelã fresca picada
alt1 col. (chá) de pimenta síria
altSal a gosto
altHortelã para decorar

Modo de fazer:

Deixe o farelo de trigo de molho na água por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, coloque-o em um pano limpo e esprema até sair toda a água. Tempere a carne com a cebola, hortelã, sal, pimenta e pimenta síria. Acrescente o requeijão, o farelo de trigo espremido e o farelo de aveia seco. Misture muito bem e depois coloque num refratário e, com a faca, faça o desenho de quadrados, que ajudam no cozimento da carne. Leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou mais, dependendo do forno.

*Para fazer o Rocambole de Carne use a mesma receita, mas não coloque a pimenta síria e hortelã e acrescente salsinha e cebolinha nas mesmas quantidades sugeridas.

Sugestão de recheio para o quibe: cubos de queijo frescal zero, temperado com hortelã e sal..

Sugestões de recheio para o Rocambole de carne: presunto light com cubos de queijo frescal temperado com orégano ou cenoura ralada com abobrinha ralada e ovos cozidos.

Molho de coalhada seca:

Ingredientes:
alt2 copos de iogurte desnatado
alt1 pepino cortado em pedaços pequenos
alt1 cebola pequena
alt1 dente de alho
altHortelã fresca

altSal a gosto

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em uma tigela e sirva gelado.

Fonte: Boa Forma / Blog / Receitas de inverno / Receita criada por Carolina Di Guimarães


Quiche de queijo minas e alho poró


Quiche de queijo minas e alho poróVocê está naquele dia sem inspiração e não quer ter muito trabalho na cozinha? Não pense duas vezes, junte três ingredientes + o recheio que você desejar e esta quiche facílima estará pronta em menos de 30 minutos!  O recheio é muito prático e você também pode usar sobras de alimentos que já tenha na geladeira: um frango, pedaços de frios ou carnes.



Ingredientes da massa:

alt1 copinho de iogurte desnatado
alt2 ovos
alt200g de queijo tipo cottage ou ricota ou queijo minas frescal
altSal e temperos a gosto

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador por cerca de 5 minutos e coloque a massa em uma forma antiaderente pequena.

Ingredientes do recheio:

alt200g de queijo minas frescal, cortado em cubos
alt4 col. (sopa) de alho poró picado
alt1 tomate em cubinhos
altSal, salsinha e cebolinha a gosto

Modo de fazer:

Coloque o alho poró e o tomate em cubinhos em uma frigideira e mexa por cerca de 5 minutos para que o tomate seque um pouco. Despeje a mistura na massa de quiche, e por último acrescente o queijo minas e os temperos de sua preferência. Leve tudo ao forno médio por cerca de 25 minutos e a quiche está pronta para servir.

Tempo de preparo: 40 minutos.
Rende: 1 quiche média, com cerca de 10 fatias.

Fonte: Boa Forma / Blog / Receitas de inverno / Receita criada por Carolina Di Guimarães

Quiche de cogumelos e tofu cremoso


Quiche de cogumelos e tofu cremosoA receita de hoje foi retirada do livro “O método Dukan Ilustrado”, do médico francês Pierre Dukan. A dieta propõe, em sua fase de emagrecimento, uma alimentação saudável e completa, com proteínas, verduras e legumes. O prato leva tofu na massa, alimento rico em proteína de soja e que contém isoflavona — um composto natural que alivia os sintomas da TPM e da perimenopausa. O tofu ainda é um potente antioxidante e tem efeito protetor a alguns tipos de câncer, além de ajudar na diminuição do colesterol ruim, o LDL. Se você é intolerante à lactose, troque o recheio. No lugar do queijo emmental, use frango desfiado, vegetais ou queijos sem lactose. Bom, motivos não faltam para você preparar essa receita, hein?

Ingredientes:

alt600 g de cogumelos (misturar diversos tipos)
altUm pouco de salsa
alt400 g de tofu cremoso
alt120 g de queijo emmental ralado com 5% de gordura (tolerado)
alt½ colher de café de noz moscada em pó
alt8 tomates-cereja
alt4 ovos
altSal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Antes de começar a cozinhar, pré-aqueça o forno a 240 graus. Em seguida, lave os cogumelos e seque com um pano de prato. Depois, corte-os em fatias finas e refogue devagar, com um pouco de salsa, em uma frigideira antiaderente. Adicione sal e pimenta-do-reino. Em um recipiente separado, misture o tofu, os ovos, o queijo emmental e a noz moscada. Reserve. Quando os cogumelos começarem a dourar, deligue o fogo e coloque-os no recipiente com os outros ingredientes e misture bem. Despeje o preparo em uma travessa e disponha os tomates-cereja, afundando-os ligeiramente. Salpique um pouco de salsa. Leve a mistura ao forno durante 40 minutos. Em seguida, verifique o cozimento e, se necessário, deixe mais tempo no forno. A quiche pode ser acompanhada de uma salada.

Tempo de preparo: 20 minutos.
Tempo de cozimento: 45 minutos.

*Foto: O Método Dukan Ilustrado – Dieta Dukan (Ed. BestSeller)

Salada quente com berinjela, abobrinha e espinafre


Salada quente com berinjela, abobrinha e espinafreAmo berinjela e acho que por ser um legume que combina com receitas quentes, ele é ideal para o inverno. Se você costuma rejeitar as saladas fresquinhas durante o frio, aproveite para fazer essa salada quente, que vale como uma refeição completa se servida com uma proteína como a ricota ou uma carne magra. A dica aqui é fazer toda a receita sem óleo nenhum, e usar e abusar de temperos frescos ou desidratados como manjericão, salsinha, cebolinha, orégano e mais!!

Ingredientes:

alt1 berinjela tamanho médio
alt1 abobrinha tamanho médio
alt1 col. (sopa) de pimentão vermelho bem picado
alt1 tomate grande cortado em cubos
altSuco de 1/2 limão
altErvas, cebola, alho e sal a gosto
alt1/2 maço de espinafres

Modo de fazer:

Antes de começar a cozinhar, lave bem as folhas de espinafre, e reserve. Em seguida, descasque parcialmente (mantendo um pouco da casca) a berinjela e a abobrinha, corte os legumes em cubos e coloque em uma forma antiaderente. Depois, acrescente o tomate em cubos e os temperos. Ao final, coloque o limão e mexa bem com uma colher para misturar todos os ingredientes. Cubra a forma com um papel alumínio e leve ao forno (200 graus) por cerca de 1 hora. Em seguida, coloque as folhas de espinafre em uma frigideira. Acrescente meia xícara de água e deixe ferver para cozer um pouco as folhas. Para finalizar, misture as folhas com a berinjela e a abobrinha, mexa bem e está pronto para servir!

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos.
Rende: 1 prato grande de salada.

Fonte: Boa Forma / Blog / Receitas de inverno / Receita criada por Carolina Di Guimarães


Sopa nutritiva com gengibre


Sopa nutritiva com gengibreUm prato de sopa quente é uma maneira saudável, gostosa e reconfortante de terminar seu dia. A receita de hoje é uma das opções que você deve sempre ter no congelador, assim não tem desculpa para pedir comida em delivery ou atacar um pacote de biscoitos. Com vegetais ricos em fibras, proteína magra e temperos que vão dar um gostinho todo especial, esta sopa rende de 5 a 6 porções (2 conchas grandes bem cheias) e você pode mantê-la no congelador por até 3 meses.

Ingredientes:

alt1 abobrinha grande
alt1/2 berinjela
alt1 tomate
alt1 cenoura
alt1 xíc. (chá) de repolho verde ou acelga picada
alt1 xíc. (chá) de couve picada
alt1 chuchu pequeno
altSalsão e alho poró a gosto

Temperos:

altAlho e cebola a gosto
alt1/2 pimentão amarelo
alt1/2 pimenta dedo de moça
alt1 talo pequeno (1cm) de gengibre
alt300g de frango em cubos
altSal a gosto

Modo de fazer:

Descasque e pique todos os ingredientes, coloque em uma panela, cubra com água filtrada e deixe cozinhar bem. Reserve. Em seguida, coloque em outra panela, o frango e os temperos e deixe refogar por cerca de 2 minutos. Adicione essa mistura à sopa. Acrescente o sal e está pronto para servir.

Dicas: você pode bater tudo e consumir a sopa bem cremosa ou servir com os legumes em cubos, assim você tem algo para mastigar. O frango você pode desfiá-lo ou bater junto com a sopa.

Tempo de preparo: 1 hora.
Rende: cerca de 5 refeições.

Fonte: Boa Forma / Blog / Receitas de inverno / Receita criada por Carolina Di Guimarães

Salvar /imprimir