Índice Glicêmico

Cada alimento ocasiona um aumento diferente das taxas de açúcar no sangue. Quanto mais altas forem essas taxas, maior será a produção de insulina no organismo.
A capacidade que um alimento tem em aumentar as taxas de açúcar no sangue é chamada de índice glicêmico.

O índice glicêmico depende da velocidade com que o carboidrato é digerido e absorvido. Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, maior a liberação de insulina, que é um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura no nosso corpo.

O consumo excessivo dos alimentos de alto índice glicêmico, como pão e macarrão, podem ocasionar o aumento da gordura corporal, ao comprometer o funcionamento do pâncreas, que é responsável pela produção da insulina, fazendo com que produza mais insulina no organismo. Além do mais, os alimentos com alto índice glicêmico aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue em um curto espaço de tempo e também promovem pouca sensação de saciedade, conforme estudos realizados.

Já os alimentos com baixo índice glicêmico demoram um pouco mais para alterarem os níveis de açúcar do sangue. Além disto, o consumo frequente de alimentos de baixo índice glicêmico podem melhorar a ação da insulina, reduzindo o açúcar do sangue, e consequentemente, diminuindo os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares. Eles induzem a uma maior sensação de saciedade, demorando mais tempo para sentir fome.

Na Dieta Dukan o consumo dos alimentos de baixo indice glicemico estão presentes desde a fase de ataque, os iogurtes desnatados 0% de gordura, os leites desnatados e o farelo de aveia, que é o alimento-chave da dieta. A partir da fase de cruzeiro você encontra, principalmente, nos legumes os alimentos com menores índices glicêmicos. Portanto, uma dieta com redução do índice glicêmico é importante para a população geral e pode ser uma aliada na luta contra o ganho de peso.

Veja abaixo como avaliar o grau do índice glicêmico dos alimentos, utilizando a seguinte classificação:


• Alimentos de alto índice glicêmico (maior que 85)

• Alimentos de moderado índice glicêmico (entre 60 e 85)

• Alimentos de baixo índice glicêmico (menor que 60)

Alimentos de baixo índice glicêmico (menor que 60)
ALIMENTOIGFASE
Farelo de aveia46Ataque
Farelo de trigo43Ataque
Iogurte com adoçante27Ataque
Leite desnatado46Ataque
Refrigerante59Ataque
Peixe38Ataque
Bife (carne bovina)45Ataque
Soja16Cruzeiro (PL)
Beterraba64Cruzeiro (PL)
Abóbora93Cruzeiro (PL)
Abobrinha20Cruzeiro (PL)
Alface20Cruzeiro (PL)
Brócolis20Cruzeiro (PL)
Couve-flor20Cruzeiro (PL)
Espinafre20Cruzeiro (PL)
Abacaxi94Consolidação
Banana83Consolidação
Quinua53Consolidação
Arroz branco81Consolidação
Feijão cozido69Consolidação
Pão branco101Consolidação
Farinha integral99Consolidação
Batata frita107Consolidação


Fonte: Adaptação FAO/WHO, 1998.


http://www.dietadukan.com.br/a-dieta-dukan/papo-cozinha/977-indice-glicemico

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